quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Explosão de Supernova Poderá Ser Observada Com Binóculos

Crédito: Daily Mail

Agarre seu binóculos - A explosão de uma supernova, mais brilhante desde 1957, será visível em toda a Inglaterra nesta semana.

Esta foto da supernova foi capturada em 07 de setembro de 2011. Sobre as próximas noites, a queima será visível para os observadores do céu e astronomos amadores, como uma luz azul pálida. Esta imagem foi criada usando vários filtros, indo do ultra-violeta ao infra-vermelho.

Acontecerá um evento magnífico, uma uma vez na vida, no céu noturno, nos próximos dias - como a explosão de uma estrela a 21 milhões anos-luz de distância da Terra, se tornando tão brilhante, que será visível através de binóculos (diga-se bons binóculos), em toda Grã-Bretanha.

A supernova, está previsto, para chegar a seu limite, entre 09 e 12 de setembro e será o ponto mais brilhante desde 1954, visível em toda a Grã-Bretanha, isto se o tempo permitir. Uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford estão monitorando a supernova usando o Telescópio Espacial Hubble. A explosão será muito brilhante porque a estrela está muito próxima à Terra, cosmicamente falando é claro, na constelação da Ursa Maior. A maioria das supernovas estão a mais de 1 bilhão de anos-luz de distância.

O Dr Mark Sullivan, astrofísico que lidera a equipe de Oxford, está examinando a supernova, designada PTF-11kly. Ele disse: Isto é acessível a qualquer pessoa com um par decente de binóculos. Para muitos, poderá ser a única vez, uma oportunidade única, de ver o florecer de uma supernova que depois desaparecerá diante de seus olhos. Podemos não ver outra como esta por mais cem anos”

 Diagrama para localizar a estrela. Uma supernova poderosa na galáxia 
Pinwheel” na constelação da Ursa Maior.

Ela vai aparecer, branco-azulada, um pouco acima e à esquerda das duas últimas estrelas da Ursa Maior. Astrônomos amadores e Vigilantes do céu, são aconselhados a permanecer longe das luzes da rua, para máxima visibilidade do evento.

A explosão da supernova foi detectada pela primeira vez em 24 de agosto, pela Universidade da Califórnia em Berkeley pelo cientista, Peter Nugent, usando uma grande angular de 1,2 metros do telescópio Samuel Oschin na Califórnia. Ela cresceu mais brilhante a cada minuto. Localizada na Galáxia Pinwheel, que era 20 vezes mais brilhante em um dia.

Foi uma das primeiras detecções de uma supernova na história e causou grande comoção entre os astrônomos, que estão monitorando e usando todos os equipamentos disponíveis, com vista para a galáxia.

Fonte: Daily Mail - UK
Leia a notícia completa em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
 

Comentário do Autor

Temos ai, um novo evento celestial, marcando presença no mês de setembro. O universo parece nos mostrar através de sinais que estamos diante de uma mudança, uma nova era, e transmite esta mensagem da maneira mais antiga, compreensiva e original, através das estrelas e outros corpos celestes, para que de alguma forma o homem observe mais o céu e sua origem ... Refletindo, quem sabe, sobre como somos pequenos e limitados em nossa sabedoria, diante dessa imensidão escura que nos cerca.

Gério Ganimedes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...