sábado, 10 de setembro de 2011

Cometa Elenin Informe Atualizado

NRAO

Informe divulgado no portal SpaceObs.org


Por Leonid Elenin

Relatório de Rádio Astrônomos americanos, informou que não detectaram qualquer água proveniente, de quaisquer restos do cometa Elenin. Amy Lovell observou o cometa por 7 horas em 7 de setembro usando o Telescópio Green Bank (que ainda não está na janela da declinação de Arecibo) e não detectou qualquer linha de OH (Hidróxido), acima do nível de ruído de 2,4 mJy. Isso coloca um limite de algumas vezes em torno de 107 moléculas / segundo a taxa de produção de gás, que é cerca de 100 vezes menos do que as previsões anteriores. Estes dados podem confirmar o processo de desintegração do núcleo do cometa, que iniciou em meados de agosto. As próximas observações com rádio telescópio, poderão ser realizadas em outubro, do Rádio Observatório de Arecibo , é claro, só se avistarmos o cometa Elenin em imagens da sonda SOHO.

Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes



3 comentários:

  1. Caro Gério, acompanho seu trabalho e acho muito profícuo o que fazes, entretanto incorres em algo que creio dificulta os leitores de seu projeto Quartzo Azul. Que é a não descrição didática dos métodos de analise astronômica. Entenda que a maioria não compreende como essas meodologias são usadas. Eu, por exemplo, não conheço astronomia como tu, mas conheço ciências no geral para saber como são feitas essas análises. E creio ser mister tal explanação de sua parte, até para acalmar as mentes mais cepticas.
    Vejo que vens acompanhando os eventos elenilicos e como já postastes é meio extranho essa atenção exacerbada nesse corpo.
    Dai suas publicações das analises que estão acontecendo, meio que desmistificou um pouco o pomposo elenin, e isso é ótimo, já basta de tanta teoria de conspiração (mesmo que verdadeiras).
    Entretanto tais analises não são absolutas, apesar de os catedráticos buscarem faze-las serem. Por exemplo, as negativa para rastros de hidróxido não podem ser entendidas de forma absoluta como a ausência de água no elenin. E a razão é simples e no meu entender é o calcanhar deaquiles dos astronomos. Entendemos que o proprio efeito doppler pode mudar a analise um sinal de ondas, e isso sem aventar que existem comprimentos de onda (infinitos) que sequer os detectamos, ou porque são longos de mais, ou energizados de menos (quem sabe de um ciclo por ano), ou até porque a amplitude do sinal é tão grande que só sentiremos os sinais de uma nova crista de onda daqui a mil anos. O que quero dizer é que apesar de se entender que tais sinais que citei são irrelevantes para analises, por conta de baixa energia, de baixa periodicidade, ou qualquer outra razão, o estudo astronômico parece que esquece o que vem a ser ressonância e sua influência em acordes harmônicos. Sabemos que é possível encaminhar um sinal de rádio para uma chuva de meteóros e esse sinal ira "preso" aos corpos até os confins do universo, e claro que muitos sinais que pegamos podem ser residuos disso feito por outros seres, e mais, podem ser influenciados por sinais dessa antureza. Assim qualquer analise de um sinal, seja em que comprimento de onda for, é falah e não pode ser usada como uma verdade astronômica.
    Não existem formas conhecidas de filtrar um sinal com 100% de certeza, não ha forma de se dizer que o que se coloca é o fato, pois os métodos de auferição se limitam ao nosso escopo cognitivo e dessa forma nada explica, a não ser a arrogância dos catedráticos.
    Será que os astronomos ainda não pensaram que o método mais eficaz para estudar os cosmos sao os princípios ressonantes???

    ResponderExcluir
  2. Olá Gério
    Parabéns pela iniciativa de ir de encontro à tendência conspiracionista que se montou em torno do Cometa Elenin. Por mais que saibamos dos limites da ciência não se pode buscar a verdade em teorias que carecem de fundamentações teóricas ou ao menos de fontes seguras.
    Creio que pelo próprio momento de transição e incerteza que passa a humanidade, existe uma tendência alarmista que se mistura com muita desinformação. Creio que somente a máxima socrática : “ conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses” poderá guia-nos a um patamar seguro para discernirmos o certo do duvidoso.
    Andreia

    ResponderExcluir
  3. Deprimente só isso...você deveria ouvir mais os nossos irmãos cósmicos confio muuuuuuuito mais neles do que nesses cientistas comprados e mandados pelos poderosos que fazem de pessoas como você um mero FANTOCHE.
    Decepção hein...nunca mais volto aqui. Tchau mesmo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...