segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cientistas Descobrem um Novo Mundo Que poderia Sustentar Vida


A Impressão deste artista mostra o planeta alienígena HD 85512b orbitando a estrela do tipo Sol HD 85512, na constelação do sul de Vela (The Sail). Ele orbita uma estrela de 35 anos-luz de distância da Terra e pesa o equivalente a 3,6 massas da Terra e pode estar na zona habitável. Crédito: ESO / M. Kornmesser.


De acordo com nosso post anterior sobre o anúncio de uma nova descoberta, que seria anunciada hoje oficialmente pelo pessoal do ESO, aqui está a “Grande Descoberta”.
A 'Super-Terra', um novo planeta, dos 50 novos mundos alienígenas encontrados e que poderia Suportar vida, como nós conhecemos. 
Mais de 50 novos planetas alienígenas - incluindo um, chamada "Super-Terra" e que poderia suportar a vida - foram descobertos por um telescópio que caça exoplanetas, o European Southern Observatory (ESO). 
A atual, recém descoberta de planetas alienígenas, inclui 16 super-Terras, que são potencialmente mundos rochosos, que são mais massivos que o nosso planeta, mas um em especial - chamado de HD 85512 b - tem chamado a atenção dos astrônomos, porque ele orbita no limite da zona habitável de sua estrela, sugerindo condições poderiam  bem avançadas e evoluidas para suportar a vida.
As descobertas de exoplanetas vieram a partir de observações do Instrumento de Precisão de Alto Radial (Grande Diâmetro) para Busca de Planetas, ou HARPS. O espectrógrafo HARPS é um componente, parte do Telescópio ESO no Observatório de La Silla, no Chile.
A potencialmente habitável “Super-Terra”, oficialmente chamada de HD 85512 b, é estimada em apenas 3,6 vezes mais massiva que a Terra e sua estrela-mãe está localizado cerca de 35 anos-luz de distância, tornando-se relativamente perto. HD 85512 b foi encontrado em órbita na borda da zona habitável de sua estrela, que é uma estreita região em que a distância é apenas um direito que a água líquida poderia existir dadas as condições adequadas.

Fonte: Space.com
Leia a matéria completa em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor

Como sempre, as comunicações de "informes oficiais" sobre descobertas no campo científico e espacial, sempre fazem muito barulho antes, como uma grande descoberta, com direito a fogos de artifício, comitiva de imprensa, câmeras de TV, reporteres de todos os lugares e depois do proclame o que se escuta, são apenas os sonoros suspiros de decepção e comentários com palavras, de total não compreensão: Porque tanta expectativa? Pois mais uma vez, demonstraram que na verdade, agências do governo, organizações científicas e astronômicas só sabem mesmo, é apresentar um acerto de contas, para provar onde estão gastando o dinheiro dos investidores e financiadores dos programas astronômicos e espaciais.

Por favor senhores, isto não precisava ser anunciado com antecedência, pois isto tem acontecido todos os mêses, nos últimos 3 anos. Todo dia descobrem um novo planeta que deduzem ter vida ou que pode suportar vida. Parem de deduzir, mostrem e revelem o que realmente interessa e que está acontecendo aqui e agora neste mundo, onde podemos tocar, sentir, amar, sofrer, alimentar e respirar. Muito bonito a nível astronômico e científico. “Descobrimos um planeta que pode suportar vida, mas está tão longe que não temos tecnologia nem dinheiro para chegar até lá ...”. Que lindo né! Mas isto não é motivo para este tipo de anúncio antecipado e cheio de mistérios. Então, por favor, parem de soltar fogos de artifício e ficarem fazendo suspense, por uma coisa que é no mínimo, o trabalho para o qual foram contratados e bem pagos para realizar.

Fiquem tranquilos leitores do PQA, semana que vem eles descobrem uma bactéria que se alimenta de H2SO4 - Ácido Sulfúrico, num lago, em algum lugar do planeta. 


Gério Ganimedes






2 comentários:

  1. Quantos planetas descobertos, e quantos ainda por descobrir... até onde os nossos telescópios
    possam atingir! Sejam quais forem o motivos de Deus para tanta criação e requinte no Universo, o objetivo de tudo isso é a glória de Deus!
    Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.A arte
    divina fala a respeito de Deus, refletindo quem Ele é e como Ele é.Embora não entendemos , mas há um propósito para toda criação.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...