sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cometa Garradd – O brilho obscurecido pela fama, sem fundamento, do decepcionante Elenin

 Cometa Garradd - crédito: Nick Howes


Por Gério Ganimedes

“Ao permitirmos, que nos façam olhar em apenas uma direção, estamos demonstrando nossa total submissão aos desejos cientificos, dos que governam e ditam aquilo de podemos ver, sentir e aprender”Gério Ganimedes  

Durante meses o Cometa Elenin vem recebendo, de curiosos, astrônomos e teoristas dos fins dos tempos, uma atenção exagerada, inclusive, até mesmo, de alguns veículos de imprensa, porém agora, parece quase certo, que será uma decepção astronômica total. Enquanto isso, astrônomos que agem de forma não tão singular, estão vindo a seguir outros corpos celestes, que apesar de não ganharem a mesma “fama”, por mim até agora não compreendida, que merecem nossa atenção, até agora desviada, quem sabe por um propósito maior não visto por muitos.

Nosso astro observado em questão é outro cometa, que até agora não ganhou muito destaque, mas que poderá ser observado por alguns meses no firmamento noturno, com um brilho muito maior e talvez com um desenvolvimento astronômico, não tão cheio de enigmas, como seu famoso e incompreensível “concorrente”.

Estamos falando sobre o Cometa [C/2009 P1] Garradd, que no final de agosto já era uma bela vista, através de telescópios de todos os tamanhos, brilhando com sua potente magnitude 7, alto no céu à noite. Tem uma cabeça brilhante, um núcleo reluzente e uma cauda que é curta e grossa, mas muito bem definida. A previsão, para este corpo celeste, é ficar brilhando perto de uma magnitude 6, por quase todo seu caminho de outubro deste ano, até meados de março de 2012.


Caminho do Cometa Garradd
O Cometa Garradd atravessa a constelação de Vulpecula e Sagitta no início de setembro e então, permanece em Hercules para os próximos seis meses. Crédito: S & T Diagrama

O cometa Garradd atravessará, a partir de 2 de setembro de 2011, o canto noroeste da constelação de Sagitta (Não Confundir com Sagitário) , logo em seguida entra na constelação de Hércules onde permanecerá até fevereiro. Isso significa que sua posição em outubro, é bem alta no oeste, logo após o anoitecer. Em novembro estará bem menor, mas ainda, com boa observação e mais próximo ao Natal, se encontrará perto do horizonte, entre oeste-noroeste sempre no final de crepúsculo.

Fiquem bem

Gério Ganimedes

Fonte de dados: Astrônomos Alan MacRobert e Tony Flanders
Fonte Pesquisa: Skyandtelescope.com
Texto e adaptação de dados técnicos: Gério Ganimedes



3 comentários:

  1. Sera que Garradd vai seguir elenin para a quinta dimensão? Risos

    ResponderExcluir
  2. Não estou certo da desintegração do Elenin, existem muitas informações desencontradas sobre isso, acho muito estranho isso acontecer agora...logo em setembro??muito estranho acho que ele ainda esta la.

    ResponderExcluir
  3. Comentário tirado do site Nação estelar:


    Oi pessoal, o rapazinho brilhante que tem realizado inúmeros vídeos sobre os alinhamentos planetários e Elenin, baseado no trabalho do Dr. Obermashich fez um novo vídeo e aproveitou para falar sobre o vídeo recente do Elenin, a mudança de rota e explosão perto de Júpiter.

    Ele confirma ser mesmo Mercúrio do lado esquerdo, Elenin e Júpiter do lado direito e afirma assim como o sr. Leonid em seu site que a explosão é um artefato gerado pela câmera, um reflexo interno do telescópio que acontece quando a imagem do planeta está saindo do campo de visão da stereo e que o Elenin não mudou de rota, é apenas perspectiva de observação da sonda que está em movimento assim como o Elenin.

    Ele fala também do Michael Mattiazzo que acredita que o cometa pode desintegrar ou dividir-se, já tinha falado dele nos comentários em posts anteriores e sobre o alinhamento do dia 28 de agosto entre Elenin, Sol e Marte que possivelmente gerou aquelas duas explosões gigantescas no Sol, das quais estranhamente não encontrei as medições de classe.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...