terça-feira, 6 de setembro de 2011

Forte Ejeção de Massa Coronal Dirigida para Terra

Crédito: Spaceweather.com

Esta manhã (06.09.2011), a mancha solar [1283], produziu um surto de classe solar M 5.3. O Observatório Dinâmico Solar da NASA registrou o clarão de radiação ultravioleta extrema. Por causa da localização central da mancha sobre o disco solar, a erupção foi dirigida diretamente para a Terra. No momento da explosão, em torno do local, um número grande de nuvens de plasma, já estavam serpentiando longe do sol, acrescentando um elemento de confusão para a análise, mas a provável onda de choque deve ser esperada, que atinja nosso campo magnético entre 8 e 9 de setembro.

A poucas horas atrás (06.09.2011), uma nova ejeção de massa coronal (CME), de classe X Class Flare, indicanda em vermelho no leitor de análise, foi registrada e seus níveis no gráfico de Raios-X podem ser vistos na figura abaixo. Esta nova CME apresentou níveis mais elevados, entretanto seus efeitos em nossa magnetosfera só serão sentidos daqui a 72 horas aproximadamente.

 Crédito: NOAA

Podemos concluir com isso que o Sol, entrou em uma nova fase de alta atividade e as manchas ativas, apresentadas no disco solar, estão bem de frente para nós. 

Estamos atentos ... 

Fonte: NOAA - SOHO - Spacewaether.com

Gério Ganimedes

4 comentários:

  1. Por que você não coloca os links das notícias?

    Não posso confirmar a veracidade do seu conteúdo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veracidade... Se a NASA mente e esconde fatos você vai acreditar em quem? Confirmar... parece que todos somos mentirosos... Confirmar é uma doença illuminati!

      Excluir
  2. Olá anônimo, basta olhar mais abaixo no link do Spaceeather.com e nos diversos informativos da própria pagina do Projeto Quartzo Azul. NOAA, SOHO, Spaceweather o resto é apenas tradução que faço dos relatorios fornecidos. Quanto a veracidade só se o NOAA a SOHO e o Spaceweather.com estiver mentindo. Aqui meu caro que não gosta de se identificar a coisa é séria. Não informamos nada que não esteja acontecendo. Obrigado pela sua participação. Acho que mais mastigado do que isso, impossível!

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa...analiso estes gráficos a mais de um ano, já tenho um certo grau de compreensão para saber o que estão informando, então muitas vezes não preciso copiar de outros portais as informações, basta eu olhar as imagens e analisar os gráficos. Até ...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...