quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Objeto Brilhante Próximo ao Sol

Crédito: Starry Night 6 Pro - hora da simulação 13:40 hs
Alt: 35°Az: 333°Entre NW - N
Observação: A imagen de Vênus ganhou destaque editorial para "ser visto" na ilustração

Para os observadores do céu, astrônomos amadores e curiosos, que estão avistando algo brilhante próximo ao Sol, não se assustem é apenas Vênus, em seu maior esplendor, brilhando no firmamento.

Por solicitação de nosso leitor e colaborador Agnaldo, disponibilizo, abaixo a ilustração em CG gerada pelo simulador Starry Night Pro 6, onde aparece Vênus ao lado do Sol identificado.

Fiquem bem e, por favor... Não é Nibiru!

Gério Ganimedes

6 comentários:

  1. Olá amigo!

    Bom, pode não ser "nibiru", mas Venus está ATRÁS do sol como podemos ver no: http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=elenin;orb=1;cov=0;log=0;cad=0#orb 21 de Setembro de 2011. Ou seja, tá muito longe pra estar tão grande...

    Veja a imagem de Venus perto do sol:
    http://www.cce.ufes.br/goa/bildoj/mercurio.venus.png

    Venus não é tão grande assim, e mesmo assim, não está passando entre Terra e o Sol, o que nos daria uma perspectiva de Venus maior.

    O que é isso? Nào sei, mas se é Venus, então Venus aumentou de tamanho.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Sr. Rodrigo Morais, esta ilustração foi resultado de um simulador astronômico profissional - Starry Night Pro 6, que atualiza dados diretamente de observatórios com coordenadas precisas de localização dos astros. A imagen de Vênus ganhou destaque editorial através de Photoshop para "ser visto" na ilustração, já que só aparecia o nome sobre o planeta e a seta de localização. É meramente ilustrativo e não uma foto real. Quanto ao fato do senhor duvidar de minhas pesquisas ou não acreditar em minha exposição peço que consulte um Observatório Astronômico para tirar suas dúvidas. Obrigado por seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Gério... não estou duvidando de vc... pelo contrário estou TRAZENDO mais informaçào e DUVIDAS de minha parte principalmente, pois estou aprendendo...

    Enfim, NÃO me referi a foto ilustrativa (não sou tão estupido assim)... Me refiro a esse video: http://www.youtube.com/watch?v=8UtEO0J3nRs&feature=player_embedded#!-

    Onde NITIDAMENTE há algo a esquerda do SOL. Masss, como eu disse: VENUS está ATRASSS do Sol e bem pra esquerda da Terra uns 45 graus...

    Estou QUESTIONANDO o que é e não afirmando o que é... o que afirmo é que pelas coordenadas NÃO pode ser Venus Sr. Gério.

    Me desculpe se em algum momento pareci ser arrogante, mas por favor procure interpretar o que lê, pois nao duvidei de vc nem de sua inteligencia. Espero que seja recíproco, alias estamos trocando informação, certo!?!.

    Obs: Veja nos dias 17-18-19 e 20 de Setembro a posição da Terra em relaçào ao Sol e Venus... http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=elenin;orb=1;cov=0;log=0;cad=0#orb


    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Peço desculpas pelo rancor de minha resposta contida no comentário, entendi agora perfeitamente o que o senhor colocou em seu comentário. Tenho sido atacado constantemente e peço que entenda meu ato defensivo. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Desculpas aceitas Gério!

    Como eu questionei, o tal video mostra que nao é um reflexo da camera e que de fato tem algo ali, mas Venus estando atras do sol estaria muito apagado pois a luz do sol cegaria completamente. Entretanto, esse objeto está ali e reluzente...oq poderá ser?

    Veja: Vénus é coberto por uma camada opaca de nuvens de ácido sulfúrico altamente reflexivas, impedindo que a sua superfície seja vista do espaço na luz visível. É possível de ser visto com clareza a olho nu quatro horas antes de o Sol nascer ou quatro horas depois do Sol se por, pois seu afastamento ângular do Sol visto da Terra é de no máximo 48 graus. E, quando o afastamento está próximo do valor máximo, Vênus pode ser visto a olho nu a qualquer hora de um dia de céu limpo, sendo necessário apenas conhecer sua localização na hora da observação e desde que não esteja visualmente muito próximo do Sol.

    Vc já viu essas imagens: http://stereo-ssc.nascom.nasa.gov/browse/2011/06/29/ahead/cor2/2048/

    Obrigado!

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Vênus é considerado um planeta do tipo terrestre ou telúrico, chamado com frequência de planeta irmão da Terra, já que ambos são similares quanto ao tamanho, massa e composição. Vênus é coberto por uma camada opaca de nuvens de ácido sulfúrico altamente reflexivas, impedindo que a sua superfície seja vista do espaço na luz visível.

    Vênus é possível de ser visto com clareza a olho nú quatro horas antes de o Sol nascer ou quatro horas depois do Sol se por, pois seu afastamento ângular do Sol visto da Terra é de no máximo 48 graus. E, quando o afastamento está próximo do valor máximo, Vênus pode ser visto a olho nú a qualquer hora de um dia de céu limpo, sendo necessário apenas conhecer sua localização na hora da observação e desde que não esteja visualmente muito próximo do Sol. Ou seja, Vênus só pode ser visto a olho nú da Terra, quando afastado mais de 48 graus do Sol!

    Bom, então sabemos que Vênus não pode ser visto a luz do dia a menos de 48 graus do Sol. Certo, o vídeo foi postado no dia 14/09, provavelmente feito entre dias 12 e 13 ou até mesmo no dia 14. Então como vemos na imagem abaixo (do JPL), no dia 13 de Setembro podemos ver que Vênus está atrás do Sol a mais ou menos 45 graus da perspectiva de quem está na Terra tendo o Sol como referência. Podemos ver que Elenin também não é, e mesmo que ele estivesse nessa posição, seu tamanho não causaria tal efeito. Enfim, se Vênus está próximo do Sol a menos de 48 graus, NÃO é possível sua visualização a olho nú, e muito mesmo filmá-lo. E mais, Vênus estando atrás do Sol, teria sua luz completamente ofuscada pelo Sol (visto daqui da Terra de dia), ainda mais estando tão "colado" do Sol assim.

    A pergunta que fica é: O que é isso então ???

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...